
Milhares de fiéis foram às ruas de União dos Palmares neste domingo (15/1) para acompanhar a Procissão do Mastro, evento religioso que marca o início das festividades da padroeira da cidade, Santa Maria Madalena.
São 188 anos de tradição, onde os devotos da santa percorrem as principais ruas do centro do município com o tronco de uma árvore de eucalipto, símbolo utilizado pelos palmarinos como forma de agradecer as promessas cumpridas pela padroeira.
De acordo com os religiosos, essa é uma forma de pagar as orações feitas ao longo do ano, para que a Santa Maria Madalena atenda algumas delas. Mesmo que os milagres não tenham sido atendidos, os fiéis participam da procissão, como forma de manter a aliança feita com a santa, até que o seu milagre seja atendido.

Fiéis durante procissão do mastro | © Oziel Nascimento
O mastro (árvore de eucalipto) percorre as principais ruas de União dos Palmares nos ombros dos católicos até o local onde ele será erguido, na praça Basiliano Sarmento, no centro da cidade.
Logística do evento
Neste ano, o evento religioso contou com uma logística diferente dos anos anteriores, para atender o deslocamento dos fiéis. Uma ação conjunta da Polícia Militar, Guarda Municipal e SMTT foi montada para minimizar os transtornos, geralmente causados antes, durante e após o evento, pelos animais no centro da cidade, que impedem o fluxo de pedestres na principal avenida da cidade.
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) divulgou a logística que seria cumprida no evento. O portal BR104 divulgou na íntegra a nota da entidade.
Leia um trecho do comunicado:
A partir das 13 horas, a Avenida Monsenhor Clovis Duarte estará totalmente fechada, com bloqueios até o Todo Dia desde o semiárido do Globo Center. Outras ruas da cidade também terão bloqueios móveis e outros fixos, por conta do evento, que requer uma logística muito grande em toda a cidade devido ao percurso da procissão. Após a passagem da procissão, todas as vias serão liberadas para a fluidez do trânsito normalizar.