
Diante do aumento no número de casos do novo coronavírus, o governo de Alagoas adotou novas medidas para o fortalecimento das ações de combate à pandemia no estado. Entre elas, está a ampliação de leitos e o aumento de testagens rápidas.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (06/01), o governador Renan Filho (MDB) e o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, elencaram ações que começam a valer imediatamente e outras a serem adotadas já na próxima semana.
Acompanhado do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, e do superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Charles Barros, o chefe do Executivo Estadual pediu o apoio dos municípios no enfrentamento da pandemia.
Renan também anunciou a instalação, já a partir da próxima semana, de quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) construídas e administradas pelo Governo de Alagoas, em Maceió.
“Isso vai garantir o aumento do efetivo médico e retirar do mesmo ambiente as pessoas que estão com síndromes gripais para evitar que haja contaminação na própria unidade de saúde, aumentando a capacidade resolutiva das UPAS”, explicou o governador.
Ele disse ainda que na próxima segunda (10), irá se reunir com todos os secretários municipais, a fim de pactuar um prazo de 15 a 20 dias para vacinar todas as crianças em Alagoas, desde que o Ministério da Saúde envie os imunizantes, conforme acordado com os Estados.
Veja abaixo as medidas anunciadas pelo governo de Alagoas:
• Aumento da testagem – disponibilizar 150 mil testes rápidos de antígeno para os municípios alagoanos já a partir de sexta-feira (7).
• Centrais especializadas nas UPAs – instalar quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais, o que vai garantir aumento do efetivo médico e retirar do mesmo ambiente as pessoas com síndromes gripais, para evitar que haja contaminação na própria unidade de saúde. Essas centrais devem começar a funcionar na próxima semana.
• Ampliação de leitos – o Estado vai ampliar a quantidade de leitos para tratar Covid e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de maneira geral. “Disponibilizamos hoje 191 leitos e teremos mais 360 leitos novos”, disse o governador.
• Reabertura de unidades sentinelas – recomendou aos municípios alagoanos que reabram as unidades sentinelas para identificar casos de síndromes gripais e encaminhar os pacientes para a rede especializada.
• Mais ambulâncias – 30 novas ambulâncias foram disponibilizadas nesta quinta-feira para garantir o transporte de pacientes, inclusive nas cidades do interior.
Carnaval
Durante a transmissão ao vivo, o presidente da AMA disse acreditar que a adesão à recomendação para que as festividades carnavalescas sejam canceladas preventivamente nos municípios alagoanos será unânime.
“Os municípios têm, em todo o momento, atuado com unidade e sempre buscando preservar vidas”, disse Hugo Wanderley.