
Com o objetivo de aumentar a segurança do aplicativo de bate-papo, o WhatsApp criou o processo de verificação de número em duas etapas. Uma vez que o recurso for ativado, todas as vezes em que o número de telefone associado ao aplicativo tiver de ser verificado, o usuário terá de inserir um código de seis dígitos criado por ele.
Entretanto, diversos usuários têm questionado se é normal que o serviço de mensagens instantâneas solicite periodicamente a sua senha de confirmação em duas etapas. A resposta é sim. Além disso, esse comportamento não pode ser ajustado ou modificado e não há um período específico definido para a solicitação da sua senha.
A verificação em duas etapas já funciona em uma série de serviços conectados para dificultar acessos indevidos e, assim, ampliar a segurança a programas e aparelhos. A solicitação do PIN também não é indício de que que haja algum risco para sua conta – é apenas um procedimento normal e periódico.
De acordo com a documentação do WhatsApp, essa solicitação periódica do PIN tem apenas o intuito de lembrá-la do PIN que foi configurado. Contudo, vale a pena esclarecer que a solicitação do PIN é diferente de dois outros eventos relacionados à conta do WhatsApp:
- A solicitação do PIN é diferente do bloqueio por biometria. Esta é uma configuração separada e não tem relação com a confirmação em duas etapas. O bloqueio por biometria pode ser ativado ou desativado na seção “Privacidade” das configurações (ao contrário da confirmação em duas etapas, que é recomendável, o blog não recomenda o uso da função de bloquei por biometria, porque o bloqueio por biometria deve ser configurado no seu celular como um todo, não em aplicativos específicos).
- Quando criminosos tentam ativar o seu número da conta do WhatsApp em outro aparelho, você receberá um SMS de ativação. Esse SMS deve ser ignorado e o número não deve ser fornecido a ninguém.
Passo-a-passo para ativar a verificação em duas etapas:
- Abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações”;
- Escolha o item “Conta”;
- Selecione “Verificação em duas etapas”;
- Clique em “Ativar”.

Aplicativos do Facebook e WhatsApp no iPhone — © Justin Sullivan/Getty Images/AFP