Saúde

Samu AL alerta motoristas sobre cuidados para evitar acidentes com animais nas estradas

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu 66 vítimas de acidentes relacionados a animais.

Publicado:


As vítimas de acidentes entre moto e animais são as que sofrem as maiores e mais graves lesões | @ Carla Cleto / Ascom Sesau
As vítimas de acidentes entre moto e animais são as que sofrem as maiores e mais graves lesões | @ Carla Cleto / Ascom Sesau

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas socorreu 66 vítimas de acidentes relacionados a animais, em rodovias e áreas urbanas. Às vésperas do feriado de São João, quando o tráfego de carros aumenta, especificamente nos municípios nordestinos que mantém a tradição de realizar as festas juninas, o alerta é para que os condutores de veículos redobrem a atenção ao dirigir, principalmente, à noite e nos locais com pouca iluminação.

De acordo com o médico socorrista do Samu Alagoas, Ewerton Soares, os acidentes com animais, em sua maioria, são extremamente graves, e as vítimas sofrem lesões de alto risco, devido ao forte impacto e da violência da ocorrência. Por esta razão, ele recomenda que, além da atenção ao trafegar pelas vias, é necessário evitar viajar durante os períodos noturnos e em locais com pouca iluminação, uma vez que a visibilidade fica reduzida, o que compromete enxergar um animal trafegando pelas estradas.

“Além disso, é necessário seguir as Leis de Trânsito, respeitando a sinalização, trafegando dentro do limite de velocidade permitido. E, antes de pegar a estrada, é necessário verificar as condições do veículo, como a situação dos pneus, os freios e os parabrisas, por conta do período chuvoso. No caso dos condutores de motocicletas, o uso do capacete é fundamental, bem como, a análise das condições mecânicas e da sinalização, já que o impacto de uma moto com um animal resulta em acidentes ainda mais graves, devido à exposição direta”,  frisou Ewerton Soares.

EXEMPLO

E nos casos dos acidentes entre motocicletas e animais, as lesões podem variar de fraturas nas pernas e braços, além de traumas cranianos, dependendo da gravidade do impacto.  Como exemplo, o médico do Samu Alagoas recordou o caso de um homem de 45 anos de idade, que estava indo para o trabalho de motocicleta, quando se deparou com um cavado  na estrada e houve a colisão. A vítima apresentou trauma cranioencefálico grave, foi entubada e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE). O fato ocorreu no último dia 9 de abril, na AL 101 Norte, no bairro Ipioca, em Maceió.

No ano passado, o Samu Alagoas registrou 235 casos de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo animais, sendo 42 casos computados pela Central Maceió e 193 pela Central Arapiraca. Nos acidentes estão inclusas ocorrências entre moto e animal, carro e animal, moto e carroça e bicicleta e animal, por exemplo.

“Os acidentes com animais nas estradas, como colisões de carros e motos com cavalos e bois, são bastante frequentes. Muitas vezes, os animais estão soltos nas vias, o que representa um grande risco”, afirma a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Maceió, ao evidenciar que a presença de animais nas estradas alagoanas gera preocupações entre motoristas e profissionais da saúde.

Por isso, Beatriz Santana alerta para importância da conscientização e prevenção. “A educação no trânsito e a responsabilidade dos donos de animais são fundamentais para reduzir esses acidentes, que muitas vezes incapacitam as vítimas para o resto da vida”, destacou.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA

 As estatísticas revelam uma necessidade urgente de medidas preventivas e de resposta rápida. Enquanto os profissionais do Samu continuam enfrentando esses desafios diários, a comunidade deve estar ciente da importância da prevenção e do rápido acionamento dos serviços de urgência e emergência em casos de acidentes envolvendo animais.

“A colaboração das autoridades, profissionais de saúde e a população é vital para garantir um trânsito mais seguro, reduzindo o índice de acidentes, evitando internações e óbitos por causas evitáveis”, destacou o secretário de Estado da Saúde, médico ortopedista Gustavo Pontes de Miranda.

*Com Agência Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Carlos André precisou de uma revascularização do miocárdio depois de sofrer um infarto após praticar atividade física | @ Anderson Oliveira
Saúde
Paciente do Hospital do Coração Alagoano celebra recuperação após infarto durante atividade física

Especialista alerta para cuidados necessários antes de fazer exercícios e fala sobre a importância dos exames de rotina.


O primogênito de Dyana recebe a atenção necessária em centro especializado para o tratamento de queimaduras no HGE | @ Thallysson Alves
Saúde
Criança sofre queimaduras no Dia de São João e recebe assistência no HGE

O serviço é referência para todo o estado de Alagoas na assistência a pacientes com lesões provocadas por queimaduras


Fogueiras devem ser evitadas em ambientes urbanos, recomenda especialista | @ Carla Cleto / Ascom Sesau
Saúde
Pneumologista do HGE alerta para o perigo das fumaças de fogueiras e fogos de artifício

Medidas de prevenção de acidentes e proteção são necessárias para um São João com mais saúde.


Gestantes participaram de um Mini Curso de Aleitamento Materno | @ Reprodução/Vídeo
Saúde
Ibateguara promove projeto de incentivo à amamentação

Projeto "Mame, amor em forma de alimento" foi direcionado às gestantes do terceiro trimestre.


Xilitol na colher - @Reprodução
Saúde
Estudo revela que adoçante pode aumentar risco de AVC e infarto; confira

Esses substitutos do açúcar são populares por terem menos calorias e não causarem picos de glicose no sangue.