Saúde

Pneumologista do HGE alerta para o perigo das fumaças de fogueiras e fogos de artifício

Medidas de prevenção de acidentes e proteção são necessárias para um São João com mais saúde.

Publicado: | Atualizado em 21/06/2024 14:19


Fogueiras devem ser evitadas em ambientes urbanos, recomenda especialista | @ Carla Cleto / Ascom Sesau
Fogueiras devem ser evitadas em ambientes urbanos, recomenda especialista | @ Carla Cleto / Ascom Sesau

A fogueira vai queimar em homenagem a São João. Mas é preciso manter essa tradição nordestina com muito cuidado. O pneumologista do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, Luiz Cláudio Bastos, alerta para o risco à saúde respiratória, além do perigo de queimaduras quando acesa sem as medidas de prevenção necessárias, atendendo às recomendações de especialistas e da legislação vigente.

“A queima dos fogos de artifício também é um perigo, pois a fumaça produzida possui vários produtos químicos, como monóxido de carbono e cianeto, que podem causar irritações nos olhos, no nariz e na garganta. Quando esses agentes nocivos alcançam o pulmão, podem gerar um processo irritativo na traqueia e nos brônquios”, informou o médico.

O especialista também lembra que o inverno no Nordeste é caracterizado por chuvas e temperaturas mais amenas, o que favorece a disseminação de diferentes vírus, principalmente em ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas. Nesse contexto, aumentam-se os casos de pessoas com gripes e resfriados, que, quando não tratados adequadamente, causam doenças mais graves.

“Bronquite, pneumonia, broncopneumonia e bronquiolite são doenças muito preocupantes, mas a asma e a rinite alérgica também geram um desconforto muito ruim. A nossa recomendação é que se houver um descontrole, não deixe de procurar um atendimento de urgência. É importante essa atitude para evitar uma piora que resulte até em uma internação em UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, alertou o pneumologista.

Em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) recomenda que as fogueiras sejam feitas longe das áreas de mata e de fiações elétricas. Atenta para que as pessoas conheçam a legislação do seu município que trata sobre elas e sugere o uso de madeiras de sobras de construção, podas ou mesmo dos galhos que caem das árvores. O corte de árvores nativas sem a devida autorização é uma infração ambiental cabível de multas e procedimentos administrativos.

“Quando as fogueiras são construídas no ambiente urbano, principalmente em locais onde existem muitos prédios, o ambiente dificulta a circulação do ar, fazendo com que a fumaça fique retida. Essa poluição invade as residências, por mais fechadas que as janelas estejam, e podem alcançar crianças, idosos, pessoas que estejam com a saúde debilitada e que não podem ter contato com esses produtos tóxicos”, pontuou Luiz Cláudio Bastos.

Orientação

Em caso de infecções respiratórias, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é que as pessoas procurem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para a avaliação do quadro clínico. No caso das crianças, o HGE também pode acolher os menores levados por seus responsáveis de forma espontânea. Nas cidades do interior, o recomendável é que, antes de sair de casa, conheça o fluxo adotado pelo município responsável pelo serviço de saúde.

*Com Agência Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Carlos André precisou de uma revascularização do miocárdio depois de sofrer um infarto após praticar atividade física | @ Anderson Oliveira
Saúde
Paciente do Hospital do Coração Alagoano celebra recuperação após infarto durante atividade física

Especialista alerta para cuidados necessários antes de fazer exercícios e fala sobre a importância dos exames de rotina.


O primogênito de Dyana recebe a atenção necessária em centro especializado para o tratamento de queimaduras no HGE | @ Thallysson Alves
Saúde
Criança sofre queimaduras no Dia de São João e recebe assistência no HGE

O serviço é referência para todo o estado de Alagoas na assistência a pacientes com lesões provocadas por queimaduras


As vítimas de acidentes entre moto e animais são as que sofrem as maiores e mais graves lesões | @ Carla Cleto / Ascom Sesau
Saúde
Samu AL alerta motoristas sobre cuidados para evitar acidentes com animais nas estradas

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu 66 vítimas de acidentes relacionados a animais.


Gestantes participaram de um Mini Curso de Aleitamento Materno | @ Reprodução/Vídeo
Saúde
Ibateguara promove projeto de incentivo à amamentação

Projeto "Mame, amor em forma de alimento" foi direcionado às gestantes do terceiro trimestre.


Xilitol na colher - @Reprodução
Saúde
Estudo revela que adoçante pode aumentar risco de AVC e infarto; confira

Esses substitutos do açúcar são populares por terem menos calorias e não causarem picos de glicose no sangue.