Saúde

Paciente do Hospital do Coração Alagoano celebra recuperação após infarto durante atividade física

Especialista alerta para cuidados necessários antes de fazer exercícios e fala sobre a importância dos exames de rotina.

Publicado: | Atualizado em 27/06/2024 14:41


Carlos André precisou de uma revascularização do miocárdio depois de sofrer um infarto após praticar atividade física | @ Anderson Oliveira
Carlos André precisou de uma revascularização do miocárdio depois de sofrer um infarto após praticar atividade física | @ Anderson Oliveira

O estudante de educação física Carlos André Santos da Silva, 46 anos, nadava no mar da praia de Pajuçara quando se sentiu mal. Ele teve um infarto agudo do miocárdio e foi salvo após passar por uma cirurgia no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.

“Isso aconteceu em novembro do ano passado. Eu passei mal quando praticava atividade física no mar. Resolvi interromper e ir para casa, mas, novamente me senti muito mal. Daí meus familiares me levaram para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], onde recebi os primeiros atendimentos e, no dia seguinte, dei entrada no Hospital do Coração Alagoano, onde fiz vários exames e a equipe médica mostrou que eu precisaria fazer cirurgia”, relatou.

Carlos André precisou de uma revascularização do miocárdio, procedimento cirúrgico no qual se faz uma ponte sobre uma artéria com estreitamento ou obstruída por placas de gordura, melhorando o fluxo sanguíneo e de oxigênio ao coração. É também conhecida como ponte de safena e mamária.

“Eu sou muito grato ao Hospital do Coração Alagoano e toda sua equipe, pois fui muito bem atendido lá. Rotineiramente eu fazia o percurso, nadava da Pajuçara até a Ponta Verde, todos os finais de semana e feriados, além de dois dias durante a semana, na piscina do clube”, lembrou.

ORIENTAÇÃO

Segundo o cardiologista Carlos Humberto Bezerra, a prática regular de exercícios físicos é capaz de trazer muitos benefícios ao corpo humano. Além de melhorar o sistema cardiorrespiratório e os níveis glicêmicos, a atividade física reduz a pressão arterial, o risco do infarto e de AVC e contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo e dos rins.

Entretanto é importante, de acordo com o especialista, que os praticantes façam um acompanhamento médico realizando uma avaliação pré-participação, que consiste em uma série de exames realizados na tentativa de identificar doenças cardiovasculares pré-existentes, dando mais segurança ao paciente na prática esportiva.

Daí a importância de estar com os exames médicos em dia, e buscar orientação profissional antes de começar ou mesmo reiniciar a prática de exercícios físicos. “É a partir de uma avaliação médica individual e de exames que podemos determinar as condições físicas da pessoa e quais atividades são compatíveis para o momento”.

Mas e quem sempre praticou esportes, mas parou por um tempo, ou ainda os atletas de final de semana, será que existe algum risco? Segundo o especialista, sim. “Quando a pessoa já teve um período da vida em que foi muito ativa pode se convencer de que é capaz de repetir aquele feito, mas o corpo, se estiver sedentário, não atingirá os mesmos patamares, e forçar pode ocasionar um risco aumentado para o coração, sendo então necessário realizar nova avaliação.”

Carlos Humberto ressaltou ainda que a presença de comorbidades, como hipertensão, diabetes e tabagismo, além de um histórico familiar desfavorável podem aumentar os riscos de um incidente como a parada cardiorrespiratória que, segundo ele, pode ser consequência de um infarto, na maioria das vezes. “A morte súbita, que pode ocorrer durante a prática de exercícios físicos, se deve a uma arritmia no coração, que se não for revertida em alguns minutos leva à morte. Em 90% dos casos, ela é causada por doenças cardíacas não diagnosticadas previamente”.

*Com Agência Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

O primogênito de Dyana recebe a atenção necessária em centro especializado para o tratamento de queimaduras no HGE | @ Thallysson Alves
Saúde
Criança sofre queimaduras no Dia de São João e recebe assistência no HGE

O serviço é referência para todo o estado de Alagoas na assistência a pacientes com lesões provocadas por queimaduras


As vítimas de acidentes entre moto e animais são as que sofrem as maiores e mais graves lesões | @ Carla Cleto / Ascom Sesau
Saúde
Samu AL alerta motoristas sobre cuidados para evitar acidentes com animais nas estradas

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu 66 vítimas de acidentes relacionados a animais.


Fogueiras devem ser evitadas em ambientes urbanos, recomenda especialista | @ Carla Cleto / Ascom Sesau
Saúde
Pneumologista do HGE alerta para o perigo das fumaças de fogueiras e fogos de artifício

Medidas de prevenção de acidentes e proteção são necessárias para um São João com mais saúde.


Gestantes participaram de um Mini Curso de Aleitamento Materno | @ Reprodução/Vídeo
Saúde
Ibateguara promove projeto de incentivo à amamentação

Projeto "Mame, amor em forma de alimento" foi direcionado às gestantes do terceiro trimestre.


Xilitol na colher - @Reprodução
Saúde
Estudo revela que adoçante pode aumentar risco de AVC e infarto; confira

Esses substitutos do açúcar são populares por terem menos calorias e não causarem picos de glicose no sangue.