
Saúde — O Governo Federal anunciou nessa quinta-feira (27), que irá antecipar para o dia 23 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que estava prevista para acontecer apenas em abril. A posição do governo é devido a confirmação do primeiro caso de coronavirus no país.
O Ministério da Saúde afirmou ainda que a antecipação das vacinas tem dois objetivos, tendo como principal “facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória (Covid-19), causada pelo novo coronavírus”, e a outra é “evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado”.
Vale destacar que a vacina oferecida na campanha nacional não combate o Covid-19, mas é especifica a vários tipos de influenza, como o H1N1, por exemplo. Os profissionais da saúde entende que desta forma poderão diagnosticar eventuais casos da epidemia que já matou quase 3 mil pessoas na China.
Ainda nesta quinta-feira a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau), confirmou o primeiro caso suspeito de coronavirus em Alagoas. Trata-se de um idoso de 66 anos que pode ter contraído o Covid-19.
Contudo, a campanha de vacinação contra a influenza deve atender aos requisitos primários, como priorizar a imunização de gestantes, crianças de até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos. Segundo Ministério da Saúde esses pacientes são mais vulneráveis a doença.