
Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, é considerado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, ao mesmo tempo que esse mês é dedicado à campanha Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar sobre as formas de contágio e tratamento da doença, além de combater o preconceito em torno da própria e de seu portador.
Tal mobilização nacional, que também luta contra outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), tem como base a lei que trata do tema e foi sancionada em dezembro de 2017.
A campanha conta com um conjunto de ações voltadas ao conhecimento da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV.
A cor vermelha da campanha simboliza a urgência em abordar essa questão global de saúde pública.
Por outro lado, outra campanha também merece destaque: o Dezembro Laranja, que está associado à conscientização sobre o câncer de pele.
Com o aumento de casos desse tipo de câncer em todo o mundo, é fundamental que a população seja informada sobre os riscos, as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.
A cor laranja destaca-se como símbolo de alerta para os perigos da exposição excessiva ao sol e os cuidados necessários para proteger a pele.