
O Brasil registrou o primeiro caso da nova subvariante da Covid-19, conhecida como Eris (EG.5), em São Paulo, nesta quinta-feira (17/8). Há alguns dias atrás, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a nova cepa como “uma variante preocupante”.
De acordo com o jornal O Globo, o caso é de uma paciente, de 71 anos, na capital paulista, que não viajou nas últimas semanas. Segundo ela, os sintomas iniciaram no final do mês de julho.
Embora a Eris assuste devido a sua vantagem de crescimento e transmissão, nenhuma gravidade da doença foi relatada pela OMS até o momento. Ainda assim, é necessário tomar cuidado e estar atento, pois o surgimento de mutações pode causar uma onda de novos casos de Covid.
O uso de máscara por pessoas que possuem comorbidades, e que são mais vulneráveis ao coronavírus, se faz necessário nesse momento.
A OMS aponta que 1,5 milhão de pessoas foram infectadas pela Covid-19 no mundo entre 10 de julho e 6 de agosto. Os casos têm sido registrados em 51 países, sendo que a maioria estão na China, seguida pelos Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Austrália, Cingapura, Reino Unido, França, Portugal e Espanha.