
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Roma nesta sexta-feira (25) para participar do funeral do papa Francisco, marcado para o sábado (26). A primeira-dama Janja da Silva acompanha o presidente na viagem oficial.
A comitiva presidencial deixou Brasília na noite de quinta-feira (22), por volta das 22h, e conta com a presença de representantes dos Três Poderes.
Estão em Roma, ao lado de Lula, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União–AP).
Antes do funeral, uma cerimônia privada será realizada ainda nesta sexta-feira, quando o caixão de Francisco será selado. O retorno da delegação brasileira a Brasília está previsto para o próprio sábado, após a solenidade fúnebre.
O papa Francisco faleceu no início desta semana, aos 88 anos, após sofrer um AVC seguido de uma insuficiência cardíaca. A cerimônia de despedida deve reunir autoridades de diversos países.