
A missa de funeral do Papa Francisco foi marcada para o próximo sábado (26), às 10h no horário local (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A celebração deverá reunir uma multidão de fiéis, além de líderes de diversas nações.
Segundo as autoridades de Roma, cerca de 200 chefes de Estado e de governo são esperados para a cerimônia. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Donald Trump (EUA), Javier Milei (Argentina) e Emmanuel Macron (França) já confirmaram presença.
O corpo do pontífice será levado na manhã de quarta-feira (23) à Basílica de São Pedro, onde ocorrerá a visitação pública.
O translado acontecerá por volta das 9h (4h de Brasília), logo após uma oração comandada pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, responsável pelos ritos durante o período de Sé Vacante.
A procissão partirá da Casa Santa Marta, onde o Papa morava e onde está sendo velado desde a noite de segunda-feira (21), e seguirá pela Praça Santa Marta, passando pela Praça dos Protomártires Romanos, até alcançar a Praça de São Pedro pelo Arco dos Sinos.
A entrada na Basílica será feita pela porta central, e, após as cerimônias internas, o local será aberto aos fiéis.