
O Vaticano anunciou que a Capela Sistina será fechada ao público a partir do dia 28 de abril para a realização do conclave, cerimônia secreta que elegerá o próximo papa. A informação foi divulgada pelo Diretório de Museus e Herança Cultural do Vaticano nesta sexta-feira (25).
O conclave deve começar entre os dias 6 e 11 de maio, seguindo o prazo estabelecido de 15 a 20 dias após a morte ou renúncia do Papa, com a celebração de uma missa na Basílica de São Pedro marcando oficialmente o início do processo.
Tradicionalmente, o conclave é realizado na Capela Sistina. Construída entre 1473 e 1481, a capela é famosa pelas obras-primas que abriga.
Seu teto foi pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512, retratando cenas do Antigo e do Novo Testamento, com destaque para “A Criação de Adão”, uma das imagens mais reconhecidas da arte ocidental. Posteriormente, o artista também foi responsável pelo grandioso afresco do “Juízo Final”, concluído em 1541, na parede atrás do altar.
A estrutura da Capela Sistina mede cerca de 40 metros de comprimento, 13 metros de largura e 21 metros de altura, iluminada por janelas altas em todos os lados. Suas paredes laterais também são ricamente decoradas, com obras de mestres como Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio.