
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 76 anos, derrotou Jair Bolsonaro (PL) e foi eleito o novo presidente da República neste domingo (30/10), no segundo turno das Eleições 2022. Com o resultado, o petista volta à cadeira presidencial após 11 anos do seu último mandato, em 2011.
A vitória de Lula foi oficializada às 19h58, quando 98,81% das seções foram apuradas. Na parcial que confirmou o resultado, o candidato do PT somava mais de 59.563.912 milhões de votos, contra 57.627.427 milhões atribuídos a Bolsonaro.
A conquista do político confirma as últimas previsões feitas por analistas, com base nos dados de pesquisas de intenções de voto, que apontavam que ele poderia vencer no segundo turno do pleito.
Além disso, a vitória do petista surge mesmo após as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), neste domingo, que retardou a chegada de eleitores aos colégios eleitorais em muitas cidades, principalmente do Nordeste, região onde o candidato mais possui apoio.
Partindo para o seu terceiro mandato na presidência do Brasil, Lula promete o aumento do salário mínimo, o fortalecimento de empresas estatais e o enfrentamento à pobreza e à fome, além de manter o Auxílio Brasil em R$ 600.
Na economia, o petista defende a mudança da política de preços da Petrobras e pretende revogar o teto de gastos e revisar a reforma trabalhista.