
Com o prazo final para o registro de candidatura cada vez mais próximo – 26 de setembro – os pré-candidatos que pretendem disputar nas Eleições Municipais deste ano, já começam a preparar a papelada necessária para oficializar seu nome na disputa.
São 27 documentos que deverão ser apresentados no Cartório Eleitoral até o prazo final. Em União dos Palmares, um desses documentos ficou bastante popular nos últimos meses depois de ser pauta de reportagens, debates e entrevistas, pelo fato de um dos pré-candidatos a prefeito do município, Zé Alfredo, estar travando uma “luta” na justiça para consegui-lo. Trata-se da certidão de quitação eleitoral.
Embora não seja o único ou o mais importante, sem esse documento o pré-candidato não consegue registrar a candidatura.
Um levantamento do BR104 apontou que pelo menos três pré-candidatos a prefeito de União dos Palmares, não possuem a certidão de quitação eleitoral, e portanto, se o prazo final para o registro de candidatura fosse hoje, não conseguiria ter a candidatura aprovada.
Veja a lista:
Zé Alfredo

Zé Alfredo – BR104
Como dito, Zé Alfredo ainda não consegue emitir sua certidão de quitação eleitoral, embora demonstre muita confiança de que conseguirá reverter a situação na justiça até o fim do prazo de registro de candidatura.
Eduardo Pedroza

Eduardo Pedroza – BR104
Recentemente o ex-prefeito Eduardo Pedroza publicou uma foto em que segura um documento. Na legenda, estava escrito que se trata da certidão de quitação eleitoral, no entanto, o núcleo de dados do BR104 apurou que Eduardo Pedroza ainda não consegue emitir o documento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL).
Por tanto, se o prazo final para o registro de candidatura fosse hoje, Eduardo Pedroza também não conseguiria concluir o registro de candidatura pela eventual ausência desse documento.
Carlos Leão

Carlos Leão – Ivan Nunes
José Carlos Oliveira Leão, o Carlos Leão, um dos nomes que sempre figura nas disputas municipais pela prefeitura de União dos Palmares, também não possui certidão de quitação eleitoral.
A situação de Carlos Leão se assemelha a de Zé Alfredo. Ele teve suas contas de campanha referente as eleições de 2018, julgadas como não prestadas, e por consequência, ficou impedido de obter a certidão de quitação eleitoral.
No entanto, o pré-candidato continua buscando na justiça a anulação da sentença que o impediu de obter o documento.