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Economia

Trabalhadores em Viçosa afetados pelas chuvas de 2023 já podem solicitar saque do FGTS por calamidade

A Caixa Econômica Federal liberou o pagamento dessa modalidade nesta última sexta-feira (4/8).

Publicado: | Atualizado em 05/08/2023 08:38


Cidades alagoanas durante após fortes chuvas em 2023 | Foto: Defesa Civil de Alagoas
Cidades alagoanas durante após fortes chuvas em 2023 | Foto: Defesa Civil de Alagoas

Os trabalhadores que residem na cidade de Viçosa, e foram afetados pelas fortes chuvas ocorridas em 2023, já têm a possibilidade de solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A Caixa Econômica Federal liberou o pagamento dessa modalidade nesta última sexta-feira (4/8).

A Caixa estabeleceu que a solicitação do saque por calamidade pode ser feita por meio do aplicativo FGTS, na opção “Meus Saques”, até o dia 07 de outubro deste ano. Para ter direito ao benefício, é necessário que os trabalhadores comprovem que residem em áreas afetadas em Viçosa, conforme endereços identificados pela Defesa Civil.

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Além disso, os trabalhadores precisam ter saldo na conta do FGTS e não terem realizado nenhum saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220,00.

O procedimento para solicitar o saque do FGTS por calamidade é bastante simples e não exige que os trabalhadores se desloquem até uma agência bancária. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Realizar o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro;
  2. Acessar a opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” e, em seguida, a cidade de Viçosa;
  3. Encaminhar os documentos necessários: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador (emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade);
  4. Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em outro banco;
  5. Enviar a solicitação.

Após a solicitação ser enviada, a análise do pedido e o crédito em conta, caso aprovado, ocorrem em até cinco dias úteis.

Os documentos aceitos para comprovação de identidade são Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Passaporte. Já para o comprovante de residência, são aceitas contas de luz, água ou outros documentos recebidos via correio, desde que tenham sido emitidos até 120 dias antes da decretação da calamidade.

Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a Certidão de Casamento ou a Escritura Pública de União Estável.

Para obter mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com a instituição financeira através do Fale Conosco pelo número 0800 726 0207.

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