
O mês de maio é marcado por duas campanhas muito importantes. Trata-se do Maio Laranja, que tem como objetivo combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e o Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre a atenção no trânsito, para a redução de acidentes.
O Maio Laranja foi criado após o 18 de maio ter se tornado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A escolha da data se deve ao assassinato da menina Araceli, de 8 anos, que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, nesta data, em 1973, em Vitória (ES). Até hoje, o crime permanece impune.
A flor laranja, escolhida como o símbolo da campanha, representa a infância e a vulnerabilidade infanto-juvenil frente aos abusos. A mobilização convoca toda a sociedade a se comprometer a proteger as crianças e os adolescentes, além de divulgar meios de denúncia, como o Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – e o Conselho Tutelar.
O Maio Amarelo, por sua vez, trata-se de um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Isso porque o índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo continua alto. Desse modo, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada buscam reforçar o tema.
O mês de maio foi escolhido para a campanha, porque a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito no dia 11 de maio. Já a cor amarela simboliza a atenção, a sinalização e a advertência no trânsito.