Conheça a origem do Dia dos Namorados no Brasil

O momento é celebrado em 12 de junho, na véspera do Dia de Santo Antônio, mas não é considerado um feriado nacional.

Presentes para o Dia dos Namorados | © Reprodução

Presentes para o Dia dos Namorados | © Reprodução

O Dia dos Namorados no Brasil está chegando. O momento é celebrado em 12 de junho, na véspera do Dia de Santo Antônio, mas não é considerado um feriado nacional. A escolha da data teve um impulso comercial, visando incentivar o comércio e as vendas no período.

Historicamente, a celebração foi introduzida em nosso país em 1949, pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr. Na época, Doria trabalhava para uma agência de publicidade, que tinha como cliente uma loja especializada em artigos de presente.

Sendo assim, a ideia de criar uma data dedicada aos namorados surgiu como uma estratégia para alavancar as vendas durante o mês de junho, tradicionalmente um período de baixa no comércio.

Doria escolheu o dia 12 de junho por ser a véspera do Dia de Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho, uma vez que Santo Antônio é popularmente conhecido no Brasil como o “santo casamenteiro”, devido à sua fama de ajudar fiéis a encontrar um bom casamento.

A associação com Santo Antônio reforçou o caráter romântico da nova celebração e ajudou a popularizar a data entre os brasileiros.