
Shaye Scott tomou uma decisão corajosa e transformadora após 13 anos de casamento com sua esposa, Amanda: ela decidiu se assumir como uma mulher trans.
Casada desde 2006 e mãe de três filhos, de 11, 9 e 6 anos, Shaye sentia há muito tempo que não se encaixava no gênero masculino.
A americana nasceu em Utah, nos Estados Unidos, e foi criada na fé mórmon. À revista People, ela contou que, desde os três anos de idade, sua identidade de gênero não correspondia à que lhe havia sido atribuída ao nascer. No entanto, manteve esse sentimento em segredo por décadas.
Tudo mudou em 2019, durante férias na Califórnia, quando Shaye finalmente sentiu que era o momento de se abrir com Amanda sobre como se sentia. A partir dessa conversa, ela iniciou sua jornada de transição, começando com a terapia de reposição hormonal para aliviar a disforia de gênero.
“Foi Amanda quem me ajudou a aceitar minha identidade transgênero e a abraçar essa parte de mim mesma”, contou Shaye, em entrevista à People.
Junto com Amanda, a americana também decidiu se afastar da Igreja Mórmon e contar aos filhos e à família sobre sua transição.
“Eu tive mais problemas comigo mesma do que meus filhos comigo, e isso me impressionou imediatamente”, disse Shaye. “É como se eu estivesse vivendo meus medos e apenas projetando que eles sentiriam o mesmo, mas imediatamente foram amorosos e receptivos”, completou.
Em abril de 2023, Shaye deu mais um passo importante ao passar pela transição social após uma cirurgia de feminização facial.
“Muitas pessoas pensam que eles [os filhos] perderam o pai, mas não acho que eles se sintam assim. Estou apenas mostrando ao mundo de forma mais autêntica como me sinto confortável”, declarou.
O casal compartilhou essa etapa no TikTok neste ano, quando o vídeo sobre a transição viralizou, alcançando milhões de visualizações.
O apoio de Amanda à esposa tem sido incondicional, e agora, o casal planeja renovar seus votos, celebrando a nova fase de suas vidas.