
A cidade de União dos Palmares será palco, no dia 26 de abril, do lançamento do novo livro do escritor Franco Maciel de Carvalho Ferreira, intitulado “O Trem e a Garotinha Ruiva”. A obra será apresentada ao público às 19h, no Memorial Jorge de Lima, durante a programação da Noite dos Escritores Palmarinos, que integra o II Festival + Cultura + Arte + Você, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Ambientado nos anos 1950, o livro une ficção, memória afetiva e história local, tendo como pano de fundo os trilhos e a estação ferroviária de União dos Palmares. A narrativa gira em torno de Luizinho, um menino que, em meio às descobertas da infância, vive um encontro marcante com uma misteriosa menina ruiva. A partir daí, o autor constrói uma história delicada sobre o primeiro amor, os laços que resistem ao tempo e a beleza das pequenas lembranças que moldam a identidade de um povo.
A publicação é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura (MinC) e com execução do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária Mellina Freitas destacou a importância do incentivo à literatura e ao talento local. “O apoio à literatura é fundamental para manter vivas as nossas memórias e valorizar os talentos locais. Obras como a de Franco Maciel revelam o quanto nossa cultura é rica, sensível e potente”, afirmou.
Franco Maciel é natural de União dos Palmares e desenvolve pesquisas voltadas à preservação da memória cultural do município. Com este novo trabalho, ele reforça o papel da literatura como instrumento de conexão entre o passado e o presente, enaltecendo a história palmarina com sensibilidade e poesia.
O lançamento é aberto ao público e promete ser mais um momento especial para a cultura de União dos Palmares.