
O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, informou na manhã desta quinta-feira (20/05) que o estado registrou os primeiros seis casos de Covid-19 no Brasil provocados pela variante B.1.617 do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia.
De acordo com o secretário, as pessoas são tripulantes do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no litoral do estado, e seguem em quarentena na embarcação desde a última sexta (14). Dos 6 infectados, apenas um está em solo nacional, um paciente de 54 anos. Ele foi levado de helicóptero para um hospital particular de São Luís e segue internado desde o dia 13 de maio.
Após a notificação do 1º caso, outros 14 tripulantes tiveram resultados positivos para testes de Covid-19. Em coletiva de imprensa, Carlos disse que foi possível fazer o estudo genômico em 6 infectados, confirmando a presença da cepa indiana. Os outros 8 estavam com a carga viral muito baixa, por este motivo não foi possível realizar a análise nestes.
“A variante já estava presente em 51 países e aqui na América do Sul só estava presente na Argentina. O Brasil acaba sendo o segundo país da América do Sul com confirmação da cepa”, disse o secretário. Os tripulantes estão isolados e o navio não tem permissão para atracar na costa maranhense.
A B.1.617 é apontada como uma variante de preocupação global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por características que indicam alta transmissibilidade. A OMS disse que essa linhagem foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020.