
A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta que a violência se tornou a maior preocupação dos brasileiros, sendo mencionada por 29% dos entrevistados. Esta é a primeira vez, desde o início da série histórica em abril de 2023, que o tema aparece isolado no topo do ranking.
No levantamento anterior, divulgado em janeiro, a violência figurava em empate técnico com as chamadas questões sociais, que incluem fome, pobreza e população em situação de rua. Agora, esses temas aparecem em segundo lugar, com 23%, empatados tecnicamente com a economia, que registrou 19%.
No primeiro levantamento da série, há um ano, a economia era o principal motivo de preocupação dos brasileiros. No entanto, ao longo dos meses, perdeu espaço para outros temas.
Além da violência, das questões sociais e da economia, a pesquisa também indicou que 12% dos entrevistados apontam a saúde como principal problema do Brasil. A corrupção aparece com 10% das menções, enquanto a educação foi citada por 7% dos participantes.
O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 27 e 31 de março. No total, foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país.