publicidade
Brasil

TIM começa a testar rede 5G em Florianópolis

"O objetivo da companhia é desenvolver um centro de referência 5G no país", diz CEO da TIM Brasil

Publicado: | Atualizado em 29/08/2019 08:36


A TIM anunciou nesta quarta-feira (22), durante o evento Painel Telebrasil 2019, que já esta em fase de teste a tecnologia 5G em Florianópolis-SC. Para a empresa a instalação dos novos equipamentos tecnológicos é um passo importante para a preparação da companhia na chegada da tecnologia no Brasil, que esta prevista para 2021.

Desta forma, a rede já está sendo testada em uma frequência de 3,5GHz. A companhia tem como objetivo articular um centro com referencia 5G em todo país que tenha como foco, os produtos e serviços que podem ser promovidos por meio da tecnologia.

O conteúdo continua após o anúncio 👇

Um dos propositos da TIM é tentar estimular a implantação de aplicações que ajudem Cidades Inteligentes, Agricultura Inteligente, Indústria 4.0, Entretenimento, Saúde, Carros Autônomos e Realidade Virtual.

+ Governo vai atender Norte e Nordeste do Brasil com novo backbone

Para que as idéias da empresa ganhem formas a TIM conta com o apoio e parceria da fundação CERTI além de uma das principais fabricantes de equipamentos 5G do mundo, a Huawei.

A TIM quer ser pioneira e líder no 5G, tanto no Brasil quanto na Itália. Nosso objetivo é repetir a trajetória de sucesso e protagonismo do 4G e gerar novas soluções que melhorem a vida dos nossos clientes e impulsionem o desenvolvimento tecnológico no país. Nesse cenário, enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil“, explica Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.

Painel Tele Brasil - © Reprodução/Ascom-TB

Painel Tele Brasil – © Reprodução/Tele Brasil

Outra novidade também anunciada no evento pelo CEO da companhia, Labriola, é o projeto da empresa em parceria com a Ericsson e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), essa união tem como pretensão implantar soluções que que atendam temas como iluminação, segurança e rastreamento de veículos, tudo isso com estudos realizados dentro do contexto da Internet das Coisas.

Sobre alguns riscos da tecnologia 5G

+ Amazon ganha ação provisória contra o Brasil e mais 7 países

O executivo fez questão de ressaltar que a tecnologia de quarta geração gerou um grande aumento de tráfego de dados, e é provável que a tecnologia 5G tenha o mesmo rumo. Ele ainda defendeu a necessidade do país resolver problemas atuais que ainda são pendentes na tecnologia 4G, para poder pensar na 5G.

Uma das principais questões a serem resolvidas de forma imediata é a liberação de instalação das antenas de celulares. O que implica resolver primeiramente o marco legal local.

A necessidade do país em assegurar a rede de banda larga de alta capacidade (bakchaul) e aumentar sua capilaridade para que seja sempre compartilhada. “Não faz sentido furar o chão três vezes“, finalizou o executivo.

O conteúdo continua após o anúncio 👇

 
 
 
veja também

Homem sem perna é preso pela 5ª vez após roubar ótica
Brasil
Homem sem perna é preso pela 5ª vez após roubar ótica

O criminoso vive em situação de rua e acumula várias passagens pela polícia por crimes variados.


STF anula leis municipais que vetavam linguagem neutra em escolas
Brasil
STF anula leis municipais que vetavam linguagem neutra em escolas

Decisão reforça que cabe apenas à União legislar sobre normas linguísticas


Fernando Collor é preso em Maceió após ordem do STF por corrupção e lavagem de dinheiro
Brasil
Fernando Collor é preso em Maceió após ordem do STF por corrupção e lavagem de dinheiro

A ordem foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o esgotamento de recursos


Quem é Frei Chico, o irmão de Lula citado em caso de fraude bilionária no INSS
Brasil
Quem é Frei Chico, o irmão de Lula citado em caso de fraude bilionária no INSS

Foi ele quem introduziu Lula no ambiente sindical, ainda nos anos 1960, incentivando a participação do irmão nas assembleias dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo.


Quem é Alessandro Stefanutto, presidente do INSS afastado após operação da PF
Brasil
Quem é Alessandro Stefanutto, presidente do INSS afastado após operação da PF

Alessandro Stefanutto comandava o INSS desde 2023 e agora é investigado por suposto envolvimento em fraudes previdenciárias.