
Nesta sexta-feira (17), será celebrado o feriado da Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão. A data lembra o dia em que, segundo a fé cristã, Jesus Cristo foi crucificado. O dia é considerado feriado nacional.
A Sexta-feira Santa é reconhecida oficialmente como feriado religioso pela Lei nº 9.093/1995, que permite que datas com grande importância para determinadas religiões sejam incluídas no calendário de feriados civis, desde que previstas em leis locais ou amplamente respeitadas, como é o caso dessa celebração.
Muitas pessoas aproveitam o dia para participar de missas, procissões e momentos de oração. Uma das tradições mais comuns é a abstenção de carne vermelha. No lugar dela, é comum consumir peixe, como forma de lembrar o sofrimento de Jesus e praticar um pequeno sacrifício em sua homenagem.
Algumas pessoas também fazem jejum ou evitam atividades como ouvir música, usar redes sociais ou assistir televisão.
Além do significado religioso, o feriado altera a rotina das cidades. Órgãos públicos, bancos e escolas não funcionam, e parte do comércio fecha ou trabalha em horário reduzido.