
O Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR) será lançado oficialmente nesta segunda-feira (26) pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). A iniciativa será implementada inicialmente em São Paulo pela organização civil Rede Rua, servindo como um modelo para outras localidades do país.
O PAR tem como principal objetivo promover serviços públicos que garantam cuidado e higiene pessoal aos moradores de rua, ao mesmo tempo em que oferece informações essenciais sobre cuidados básicos de saúde.
Além disso, o programa busca assegurar que esse público tenha acesso pleno aos direitos civis garantidos pela política nacional, proporcionando um suporte integral que vai além das necessidades imediatas.
Os pontos de apoio serão projetados para serem acessíveis e oferecerão uma gama de serviços essenciais, incluindo lavanderias, banheiros, bebedouros e bagageiros.
A implementação do PAR ocorrerá de forma progressiva nas cidades com mais de 500 mil habitantes, priorizando locais com maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade.