
A partir desta quinta-feira (10), cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que desejam visitar o Brasil precisarão de visto para entrar no país.
A medida, anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi decidida em maio de 2023 e tem como base o princípio da reciprocidade: como esses três países exigem visto dos brasileiros, o Brasil optou por restabelecer a exigência para seus cidadãos.
Segundo o Itamaraty, a política brasileira não contempla a concessão unilateral de isenção de vistos de visita. “O Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”, reforçou o ministério em nota.
Apesar disso, o governo brasileiro informou que continua negociando com os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália para que acordos de isenção mútua sejam firmados.
“Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência do visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, destacou o Itamaraty.
O visto deve ser solicitado online, por meio da plataforma eVisa. O custo é de US$ 80,90, o equivalente a cerca de R$ 479. A permissão vale para entradas aéreas, marítimas ou terrestres, com permanência máxima de 90 dias em território brasileiro.