
O Sistema Presença foi desenvolvido com o objetivo de acompanhar e monitorar a frequência escolar de estudantes beneficiados por programas sociais do governo federal.
A ferramenta serve para coletar dados importantes que identificam vulnerabilidades sociais em algumas regiões do país. A proposta visa melhorias no índice de frequência e evasão escolar na educação básica, que está ligada diretamente à situação socioeconômica e cultural das famílias brasileiras.
Apenas gestores de escolas públicas e coordenadores responsáveis pelo programa Auxílio Brasil têm acesso à plataforma. Com os dados em mãos, o sistema mostra o número de frequência e se a família foi penalizada ou continua recebendo o benefício, já que a presença da criança ou do adolescente na sala de aula impacta diretamente no acesso a programas sociais do governo.
Desta forma, o processo de coleta de dados serve para facilitar a identificação dos estudantes, registros com relação à frequência, entre outros dados, subsidiando atividades que sejam ligadas ao período de pré-coleta e pós-coleta de dados nas localidades.
Neste caso, cabe ao cidadão atender as exigências estabelecidas pelos órgãos competentes, já que o Ministério da Cidadania (MC) é responsável apenas pela administração do programa, enquanto o Ministério da Educação (MEC) coleta os dados de frequência por meio do sistema.