
União dos Palmares — 12 de setembro, Dia Mundial do Crochê, arte de tecer com uma agulha com gancho, criar texturas e uma infinidade de peças. Um trabalho que além de ter conquistado gerações, estimula a criatividade e beneficia a saúde e ainda promove o empreendedorismo como uma possibilidade de fonte de renda.
Esse é o trabalho desenvolvido pelas crocheteiras de União dos Palmares, que para celebrar o dia, se uniram para embelezar e dar um colorido a mais a uma das principais praças da cidade. Linhas de várias cores vão enfeitar a Praça Costa Rego nesta quinta-feira (12).
Inspirada nas vizinhas, a artesã Marleide Silva de Lima trabalha com o crochê desde os seus oito anos de idade. Ela contou que com o advento da internet, consegue vender as peças que faz pelas redes sociais, onde divulga seus trabalhos e faz sua renda extra.

Trabalho está exposto na Praça Costa Rego — © Alyson Santos/BR104
+ Artesãos já podem retirar a carteira de identificação profissional em Santana do Mundaú
“Trabalho com essa arte desde os oito anos, comecei pequenininha. Já estou com mais de quarenta anos que faço crochê. Faço minhas vendas pela internet e já enviei produtos para clientes nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Inclusive, hoje já depositaram na minha conta. A cliente foi de Maceió”, disse Marleirde.
A ação é uma iniciativa das artesãs Maria e Lêda. Esta última, que trabalha com a arte desde os nove anos, explicou que cada árvore da praça foi adotada por uma crocheteria, cujo objeto é expor o trabalho de cada uma delas. O evento é aberto à visitação pública e vai se estender por toda tarde, sendo encerrado com o “Chá da Tarde”.
“Nós queremos resgatar esse processo de fazer crochê, pois é muito gostoso sentar a tarde embaixo de uma árvore e fazer essa arte. Então, a ideia foi cobrir as árvores com o nosso trabalho para que as pessoas conheçam mais sobre ele. Depois, com o chá da tarde, as pessoas vão poder aprender a fazer crochê”, disse Maria.

Lêda trabalha com a arte desde criança — © Alyson Santos/BR104