
A Primeira Infância (Cria) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) uniram forças para oferecer condições para capacitar e habilitar profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica nos municípios de Alagoas. O projeto Planejamento Reprodutivo visa a inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino (Diu) em 40 mulheres.
O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, é o local onde o dispositivo será inserido entre os dias 20 e 29, das 7h às 19h. Todas as mulheres que se inscreveram para o procedimento preencheram os critérios necessários e demonstraram interesse.
A assessora técnica do Cria, Ingrid Bezerra, explicou que a intenção é ampliar a oferta de métodos contraceptivos à população com o aumento do número de profissionais capacitados para a técnica do Diu. Após a inserção, será realizada uma consulta de retorno 30 dias depois.
Para nortear a fundamentação teórico-prática do curso, foi elaborado um Guia Prático para Habilitação Diu com Cobre, seguindo as legislações que regem os critérios mínimos necessários para conferir habilitação ao profissional enfermeiro.
O projeto Planejamento Reprodutivo contribui para que as famílias possam fazer o seu planejamento e decidir o melhor momento para uma gestação. A iniciativa tem por objetivo capacitar os profissionais de enfermagem da Atenção Básica nos municípios de Alagoas quanto à inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino (Diu). Com isso, espera-se ampliar a oferta de métodos contraceptivos à população alagoana.